Remoção de tatuagem- laser nd-YAG

18 de novembro 2018 | Posted by: Fernando

Entenda como funciona - e o que é melhor

O laser nd-YAG (ítrio-alumínio-granada) é um aparelho que emite pulsos luminosos nas frequências de 532 ou 1024nm (nano-metros), ou seja, em infravermelho.

Existem basicamente dois tipos de laser nd-YAG no mercado: os que emitem o pulso em 1 nanosegundo e os que emitem em 1 picosegundo:

    • O laser de nanosegundo (1 bilionésimo de segundo) é um laser mais simples e menos potente, podendo ser utilizado para clarear as tatuagens, porém não consegue retirá-las por completo, pois não têm potência para ir muito à fundo dentro da pele e apenas fragmenta os pigmentos de tinta.
    • O laser de picosegundo (1 trilionésimo de segundo) é um laser profissional que tem muita potência e consegue eliminar as tatuagens numa média de 5 sessôes, pulverizando os pigmentos ao invés de fragmentá-los

Como funciona na teoria

19 novembro 2018 | Posted by: Fernando

O laser picosegundo usa pulsos ultra-curtos (um trilionésimo de segundo) para acertar os pigmentos gerando uma grande pressão interna no grão de tinta fazendo-o se quebrar em pequenas partículas semelhantes a poeira. Agora, porque as partículas são muito pequenas, o sistema de defesa do organismo consegue absorver e eliminar a tinta pulverizada.

O laser picosegundo profissional promove a fototermólise com sua maior potência de pico e, de forma seletiva (atinge apenas a tinta), faz a remoção da tatuagem reduzindo extremamente o tratamento e tempo de recuperação quando comparado com os modelos anterior.

Quantas sessões serão necessárias?

O número de tratamentos a laser picosegundo para pigmentação indesejada irá variar dependendo da condição a ser tratada e de como cada indivíduo responde ao tratamento.

Para remoção de tatuagens pretas monocromáticas, o tamanho, a localização e a densidade de tinta que foi colocada dentro da pele desempenham papéis importantes na quantidade de sessões mas, na média, pode ser alcançado um resultado satisfatório com 4-6 sessões.

Tatuagens coloridas dependem muito do tipo de tinta utilizada, ou seja, se na composição da tinta existem fixadores químicos e em quais quantidades:

Pigmento                 .......Cor 

Sulfeto de Mercúrio ......... Preto
Carbono (carvão)     ......... Preto
Sais de cádmio       ......... Amarelo ou vermelho
Sais de crômio       .......... Verde
Sais de ferro          .......... Castanho, rosa e amarelo
Óxido de Titânio     .......... Branco
Sais de cobalto       .......... Azul

O laser picosegundo é projetado com segurança, tatuagens pretas quando removidaas dificilmente deixam cicatrizes. Já as tatuagens coloridas são mais suscetíveis às cicatrizes, principalemente por causa da reação dos componentes das tintas.

Os tratamentos para remoção de tatuagem exigem maior energia
do que os tratamentos para rejuvenescimento da pele e algumas pessoas podem experimentar hipopigmentação (deixar a pele mais clara), mas isso geralmente é temporário e a pele recupera a coloração com a própria melanina.

Quanto tempo devo esperar para começar uma remoção após fazer uma tatuagem e qual o intervalo entre as sessões?

Apesar de no "Dr. Google" encontrarmos indicações de que quanto mais cedo fizer a remoção, melhor será o resultado, isso não é verdade. Existe um CICLO CELULAR DA PELE que necessita em média 40 dias para que a renocação aconteça. Quando se faz uma tatuagem, devemos adicionar a estes 40 dias mais alguns para o processo de cura das feridas. Assim, só podemos iniciar uma remoção quando passados pelo menos 60 dias da última sessão de tatuagem.

Respeitando este prazo de Ciclo Celular da Pele entre as sessões de laser, adicionamos mais 20 dias também para a cura do processo de pulverização da tinta dentro da pele. Então, são necessários 60 dias de intervalo entre as sessões.

O Laser nd-YAG é seguro?

O laser nd-YAG Picosegundo emite pulsos ultra-rápidos que trabalham para minimizar o
quantidade de calor que é transferida, ou seja, menos calor significa menos danos à pele circundante e menor risco de danos como cicatrizes. Como não é um tratamento invasivo (não se fura ou corta a pele), o laser faz o pigmento se pulverizar e a partir daí o organismo da pessoa é quem fará a adsorção da tinta destruída pelo sistema linfático. É o método mais seguro da atualidade.

Quais são os cuidados após as sessões?

Depois de sess!oes a laser para remoção de tatuagens, a pele fica mais facilmente sujeita a danos por exposição à luz solar. Então, nos primeiros 6 dias após cada sessão, deve-se evitar exposição mínima ao sol e, a seguir, fazer uso de protetor solar com SPF30 +
ou superior.

Demais cuidados são cuidados que devem ser mantidos sempre para a saúde da pele: não utilizar produtos químicos como clareadores, não coçar, principalmente com as unhas, lavar bem as mãos antes de aplicar cremes e protetor solar e cuidados contra ferimentos, principalmente ralados, unhadas de animais e outros.

 


19 novembro 2018 | Posted by: Fernando